Viva os Anos 90

Novidades

Aqui Agora e a chegada do sensacionalismo na TV brasileira.



Um  dos programas  mais  icônicos dos anos 90 foi o telejornal Aqui Agora. O programa  começou a ser exibido  em  1991, no SBT, e foi pioneiro em mostrar manchetes escandalosas e não ter nenhum problemas com a exibição das imagens chocantes, já que o mesmo era focado em reportagens policiais, principalmente as que envolvessem assassinatos e todo tipo de crime sangrento.

Outros quadros  que eram  inovadores na época eram as fofocas  dos artistas e o quadro de defesa do consumidor, que alcançou altos índices de audiência e promoveu o candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Celso Russomano.

Os repórteres de rua também  eram um  grande destaque do  telejornal,  como o  inesquecível Gil Gomes, Wagner Montes, Jacinto Figueira Júnior, que ficou conhecido como "o Homem do Sapato Branco", e César Tralli, que atualmente é um dos principais nomes da Rede Globo.


 O suicídio que chocou  o país

Apesar de ser lançado em  1991, o programa conseguiu uma notoriedade maior no ano de 1993, ao transmitir ao vivo o suicídio de uma adolescente  que se jogou de um prédio.


Na época,  o  jornal era sintonizado com as transmissões  da polícia e do corpo bombeiro e  ouviu a chamada que avisava da jovem, chegando ao local do incidente antes que todos.

Apesar de ser extremamente criticado pela imprensa como um todo, durante a exibição o  programa  atingiu uma das maiores audiências da televisão, chegando a marcar 20 pontos de audiências, o que corresponde a mais de 800 mil televisores assistindo o ocorrido.

Outro ponto que chamou a atenção  foi como o  jornal explorou de forma sensacionalista a morte da jovem, atraindo de  forma  mórbida os telespectadores e criando este novo estilo de telejornal.


A herança do Aqui e Agora 

Apesar de nem ser considerado um  jornalismo de verdade, o Aqui Agora fez história na televisão brasileira. O estilo sensacionalista do programa inspirou diversos outros jornalistas que estão no ar atualmente, como  no caso de Brasil Urgente, da Bandeirantes, e Cidade Alerta, da Record.

Outros que fizeram  história foram Leão Lobo e Nelson Rubens, que depois reproduziram seus quadros de fofocas do Aqui Agora, em programas em outras emissoras, como o TV Fama.

O Aqui Agora saiu do ar em  1997, chegando até  ter uma tentativa de um segundo lançamento em 2008, mas que não emplacou. Veja abaixo uma das coberturas do Aqui Agora:





Nenhum comentário